Aplicadora da lei e da transmutação
Iansã é a executora da Lei na vida dos seres dominados pelos vícios. Sua área favorita de atuação é o sentimental dos seres: ela os desgasta e os reorienta, abrindo-lhes novos espaços por onde progredirão de forma mais racional.
Iansã executa a Lei nos domínios da Justiça e é extremamente dinâmica. Uma de suas funções é recolher os seres infratores e com um de seus magnetismo, modificar todo o seu sentimental, racional e consciente, para, somente depois, re-orientá-lo em uma outra via de evolução. As forças irradiadas por Iansã compactam o racional, reduzindo seu magnetismo, e incentivam o sentimental, acelerando suas oscilações. Com isso, o ser se torna mais sensível e mais facilmente é reorientado. Mas quando não é possível reintegrá-lo à via direta da evolução, então uma de suas manifestadoras cósmicas, que atuam em seus pólos negativos, imobilizam o ser e o detêm em um dos domínios de exaustão racional, sentimental e energético, até que ele tenha sido esgotado de seu pessimismo e liberado todo o seu sentimental corrompido e viciado. Nossa querida mãe Iansã executa a Lei nos domínios da Justiça Divina e transforma os seres desajustados com suas irradiações espiraladas que os rodopiam até que tenham liberado seus sentimentais corrompidos e suas consciências desorganizadas.
Sua grande virtude, a coragem, e seu grande erro, a imprudente sinceridade… Deusa Combatente. Seu filho é famoso por seu temperamento explosivo. Por seu temperamento agitado e comunicativo em qualquer lugar atrai a atenção. Sempre a sua voz é que prevalece e gosta de impor aos outros a sua intenção. Não tolera ser desafiado, pouco importando se tem ou não motivo, pois não gosta de conversar. Em estado normal é muito feliz e resoluto. Provocado torna-se violento, partindo para a ofensa, com urros, gritos e choro. Tem um prazer imenso em contrariar todo tipo de discriminação. Passa por cima de tudo que está fazendo na vida, quando fica seduzido por uma aventura. Em seus movimentos demonstra o momento que está vivendo, não conseguindo ocultar a alegria ou a tristeza. Não tem receio de nada. Encara qualquer situação de peito aberto. Ciumento demonstra egoísmo porque não se importa com que os outros padeçam pelo seu gênio notoriamente mal-humorado. É fiel e direto. Sua grande virtude, a coragem, e seu grande erro, a imprudente sinceridade, o que lhe prejudica a convivência social. Por ser tão notável seu gênio, se este fosse dominado, o que não é complicado, seria uma pessoa muito mais contente e estimada. Tem o grande erro de gostar de seus erros.
COR: Laranja
AMALÁ: 7 velas laranjas, água mineral, milho em espiga coberto com mel e frutas, o milho debulhado pode ser opção, mas usualmente usado em rituais (pitanga, caju, laranjas, damascos, etc). Flores
ENTREGA: Em pedra ao lado de um rio.
ERVAS: Folhas de bambu, Gerânio laranja, Açucena, Erva de Santa Bárbara e Erva de São Marcos.