Orientações Iniciais

1. Como faço para visitar a casa?

A Casa do Pai Chico é um espaço acolhedor onde suas portas estão abertas a todos que desejarem se conectar de alguma forma com o seu divino. Seja pela máxima: “pela dor ou pelo amor”, o que nos importa é que você se sinta o mais em casa possível. Por isso, para nos visitar só é preciso disposição e vir em algum dia dos nossos trabalhos, sendo eles: 2ªfeira, 4ªfeira ou aos sábados, sempre a partir das 18h30. Nós ficamos situados na Rua Imaculada Conceição, 229, no Bairro Rebouças e em frente a nossa casa existe um ponto de ônibus da linha Interbairros I. Outras opções de linhas de ônibus perto de nós são o Cabral/Portão e os ligeirinhos que param na estação tubo Paiol, precisando se deslocar alguns minutos até a nossa casa.

2. Há alguma vestimenta específica?

E como para nós o que interessa é o seu conforto, comodidade e segurança não exigimos, por parte da assistência, nenhuma vestimenta específica para os dias de trabalho. Diferente dos médiuns da casa que precisam estar de branco para os dias de ritual.

3. Como faço pra saber meu Orixá?

A Umbanda é uma religião fascinante e que nos coloca em conexão direta com a nossa ancestralidade e com as forças vitais da nossa existência: o Axé. Com isso muitas pessoas ficam curiosas sobre qual é a energia/força que rege seu ori (cabeça) nesta encarnação e com isso as levam a querer saber qual o seu Orixá para melhor se conhecerem e também se aproximarem mais da religião. Em nossa casa fazemos essa leitura através do oráculo obi, uma semente africana de cola que, com a interpretação do pai ou mãe de santo, designam qual pai ou mãe Orixá vibram em sua coroa. Para realizar o jogo é preciso adquirir o Obi Africano em nossa lojinha e indicar a uma hierarquia da casa a sua intenção de realizar o jogo.

4. Nunca fui a um terreiro antes, como funciona?

Na tradição africana, existe um belo conceito chamado Ubuntu, que significa “eu sou porque nós somos”. É uma filosofia que destaca a interconexão e a interdependência entre todos os seres humanos. Nessa perspectiva, a jornada da vida é compartilhada, e cada um de nós contribui para a construção de uma comunidade unida. Inspirados por esse princípio, convido você a compreender que, mesmo sem ter pisado em um terreiro de Umbanda, já é parte desse laço humano que nos conecta.

Assim como Maria acolheu a todos como filhos, a Casa do Pai Chico ou a “casa do vô” para nós, também é um espaço de acolhimento e amor. Maria estendeu seus braços para todos, independentemente de quem fossem ou de onde viessem. Da mesma forma, na CPC, cada indivíduo é abraçado pelo calor humano, independente de sua trajetória de vida, origem ou crenças.

Diz um provérbio africano: “Um estranho é um amigo que você ainda não conheceu.” Essas palavras ressoam com a essência acolhedora da Casa do Pai Chico. Ao entrar em nossa casa, você não será um estranho, mas sim uma alma em busca de conexão. O provérbio nos lembra que a amizade e a compreensão podem florescer mesmo entre desconhecidos, criando uma atmosfera de boas vindas.

Portanto, não hesite em nos visitar. Você será recebido com os braços abertos, onde a espiritualidade se entrelaça com a humanidade, formando uma teia de respeito, amor e compreensão. Que essa jornada seja enriquecedora, guiada pelo espírito de Ubuntu, onde todos somos parte de uma mesma família.

plugins premium WordPress